Alinhamento e balanceamento

O alinhamento e o balanceamento veicular são fundamentais, uma vez que o sistema de suspensão e os pneus estão expostos a um processo normal de desgaste em função das condições de uso do veículo.



O uso indevido do veículo e as próprias condições de rodagem contribuem para acelerar o processo de desgaste dos componentes do sistema de suspensão e direção, o que além de comprometer a dirigibilidade do veículo, aumenta o consumo de combustível.

Por esse motivo recomenda-se uma análise periódica no sistema do veículo, sendo muitas vezes necessário, através de equipamentos apropriados, ajustes corretivos seguindo tolerâncias especificas de cada veículo determinadas pelos próprios fabricantes.

Balanceamento
Devem ser feitos nas trocas de pneus ou a cada 10.000 km, evitando o desgaste prematuro dos pneus e componentes da suspensão e da direção.

Balanceamento Dinâmico
Faz com que a roda gire concentricamente a qualquer velocidade. Deve ser feito quando há maior peso em um dos lados do pneu, fazendo a roda cambalear.

Balanceamento Estático
Distribui uniformemente o peso do conjunto pneu, aro e cubo ao redor do seu eixo. Deve ser feito quando se sente que a roda "salta" em contato com o solo.


Alinhamento

Convergência
Ajuste das rodas do eicho direcional, de modo que fiquem mais fechadas na parte dianteira do que na traseira. Assim se evita que as rodas "dancem", provocando desgaste excessivo e irregular das bandas.



Divergência
Ajuste das rodas do eixo direcional, de forma a ficarem mais fechadas na parte traseira do que na dianteira. A divergência demasiada provoca desgaste excessivo da banda nas raias externas e na área do ombro.