Luzes do painel


Painel de instrumentosUma luz acende no painel. O motorista desavisado resolve ignorar o alerta e seguir viagem. Em poucos minutos, o carro pára de funcionar: a falta de água no radiador acabou resultando no superaquecimento e na quebra de importantes componentes do motor. Para evitar essa situação, além de realizar manutenção periódica, o motorista precisa ficar atento às indicações das luzes de alerta no painel, sabendo o que elas significam e a que dispositivos do motor elas se referem.

A maioria dos veículos nacionais sai hoje de fábrica equipada com um conjunto de pelo menos quatro dessas luzes de alerta: freio, bateria, temperatura e óleo. As mais importantes são as duas últimas, pois costumam indicar algum problema sério no motor, como superaquecimento ou falta de lubrificação — fatores que podem causar perda total no motor. Em ambos os casos o motorista deve parar e desligar imediatamente o carro.

No caso da temperatura, a luz serve para indicar um defeito no sistema de ventilação do motor. O problema pode ser causado por diversos fatores, desde falta de água até um defeito no radiador. Para se prevenir, é recomendável ao motorista checar toda semana o nível da água. Além disso, é importante verificar se a ventoinha do radiador está funcionando.

Já a luz de advertência do óleo alerta sobre problema no sistema de lubrificação. A luz acenderá caso haja uma eventual perda de pressão de óleo no motor, que pode ser causada por falta de óleo devido a vazamento, ou mesmo um defeito na bomba de óleo. A falta de lubrificação do sistema poderá danificar peças como os pistões ou até mesmo fazer o motor fundir.

Outra luz importante é a de freio. Na maioria dos veículos, o dispositivo tem dupla função: informar que o freio de mão está acionado e avisar quando está baixo o reservatório de óleo de freio (nesse caso, a sinalização permanece ativa mesmo quando o freio de mão está solto). A segunda função é a mais importante, pois pode alertar para uma eventual falta de pressão hidráulica, fator que pode causar perda de eficiência ou mesmo falha no sistema de frenagem.

Por fim, outra luz de advertência encontrada na maioria dos veículos nacionais é a luz de bateria. Ela serve para avisar o motorista quando há algum problema de funcionamento do alternador, dispositivo responsável por carregar a bateria e fornecer energia para o veículo quando o motor está ligado. Quando o alternador pára de funcionar, o sistema passa a consumir a energia da bateria, que em poucos minutos pode descarregar e desligar o motor.